KENJUTSU HIRAMATSURYU
A arte da Espada Samurai


O Kenjutsu Hiramatsuryu é uma arte marcial espiritual de meditação em movimento, uma forma de Budô, que ajuda a desenvolver o espírito do guerreiro interior através do caminho de uma consciência maior.
Dentro da escola Hiramatsu, o Iaijutsu é uma técnica avançada onde os praticantes aprendem a desembainhar (Batto), cortar (Kiri), limpar a espada (Tiburi) e embainhar (Noto), realizando assim uma técnica precisa e eficiente. O Iai é uma forma de meditação em movimento com a espada que desenvolve o espirito.
BENEFÍCIOS DO KENJUTSU
– Estimula a capacidade mental de concentração, atenção, percepção, tomada de decisões, respeito e disciplina, paciência, através dos treinos de Katas.
– Aumenta a capacidade física de coordenação motora, reflexo, velocidade, força, precisão e resistência.
– Promove a saúde física, emocional e espiritual.
– Resgata da arte da espada Samurai antiga, trazendo inovações nos treinos com influência das artes corporais modernas.
UM POUCO DA HISTÓRIA DO KENJUTSU HIRAMATSURYU
Kenjutsu significa Ken (espada) e Jutsu (arte ou técnica) e era uma das artes marciais praticada pelo guerreiro Samurai (significa aquele que serve), mais do que apenas movimentos de ataque e defesa, a arte da espada Samurai envolve toda a filosofia e código de ética conhecido como Bushido (caminho do guerreiro), onde os guerreiros trabalham seu corpo, mente e espírito.
Hiramatsuryu quer dizer escola Hiramatsu, e leva o nome do Mestre fundador Yamato Hiramatsu, que criou o estilo da arte da espada samurai – kenjutsu. Mestre Hiramatsu visionou o resgate do verdadeiro guerreiro que habita em cada ser humano, trazendo à modernidade das artes e trabalhando o ser como um todo. Para tanto, ele estudou as escolas de espada Shinkagueryu, Tamyiaryu e Shinkenjutsu (esta última é uma forma esotérica de meditação em movimento desenvolvida pelo grande Mestre Hiroyuki Aoki).
Mestre Hiramatsu em 2004 trouxe ao Brasil o kenjutsu e em 2009 ao retornar ao Japão, deixou seu legado ao Sensei representante Ruben Espinoza.




