DORYU
Meditação em movimento

Este grupo intitulou-se Rakutenkai (grupo de otimistas), que durante 30 dias e 30 noites, entre pesquisas meditativas corporais criaram o Tenshintaido (caminho do corpo na verdade celestial).
Dentre os alunos do mestre Aoki, um deles Yamato Hiramatsu, deu continuidade a estas pesquisas e desenvolveu o Doryu (escola do caminho). Portanto o Doryu foi criado pelo mestre Yamato Hiramatsu à partir destas pesquisas juntamente com as artes antigas e contemporâneas, tais como a cerimônia do Chá, teatro Noh, música clássica, Free Jazz, Seitai e a pintura abstrata.
Hoje em dia o Doryu é difundido pelo Sensei Rubens Espinoza, fundador da Associação Hiramatsu do Brasil e discípulo direto dos mestres Yamato Hiramatsu e Hiroyuki Aoki e Wilson Motizuki.


BENEFÍCIOS DO DORYU
MEDITAÇÃO IN (YIN)
Muitas vêzes na correria do dia a dia, com prazos, responsabilidades, e metas, nosso corpo se ressente da falta da paz interior que é roubada pelo stress diário.
As vêzes é necessario parar e respirar, para tanto os exercicios da meditação IN, levam a um estado de relaxamento, uma sensação de acolhimento, purificação e bem estar.
As práticas de meditação IN, envolvem exercícios específicos de relaxamento, respiração, consciência corporal, alongamentos e conscientização da energia interna através de movimentos brandos que nos levam a um estado de tranquilidade.
MEDITAÇÃO YO (YANG)
Muitas vêzes nos sentimos esgotados, desanimados e exaustos. Isto ocorre não por falta de energia, mas sim, por energia parada. Muitos acreditam que se eu extravazar minha energia vou me cansar, mas o que ocorre é exatamente ao contrário.
Os exercícios da meditação YO tem a função de silenciar nossa mente lógica, nossos pré-conceitos, apegos e egocentrismo, através da prática intensa corporal. Mestre Aoki, chamava um mundo novo e desconhecido que começa quando cessa o barulho da nossa mente agitada. Assim aprendemos através da prática a extravasar nossas emoções e expressar nossa energia para o universo.
As práticas da meditação YO, são mais expansivas, de abertura e expressão da energia, incluem exercícios mais intensos de meditação ativa.